Este site é para o Brasil. Selecione seu país se você estiver fora do Brasil.
Este site é para o Brasil. Selecione seu país se você estiver fora do Brasil.

O que posso esperar após a cirurgia?

Se você passou por uma cirurgia para acromegalia, então você deve perceber uma redução de seus sintomas da acromegalia.

Isso ocorre porque a quantidade de hormônio do crescimento em seu corpo deve ser reduzida em alguns dias após a remoção cirúrgica do tumor da glândula pituitária.

Você pode perceber que seus anéis ficam mais largos e que você pode vestir seus sapatos e luvas mais confortavelmente embora suas mãos e pés possam não voltar ao tamanho que tinham antes de você ser diagnosticado com acromegalia. E, qualquer suor excessivo que você possa ter apresentado também deve melhorar acentuadamente.

 

Com o tempo outros sintomas também podem diminuir assim como o inchaço do tecido mole em torno de seu rosto, mas quaisquer alterações físicas ósseas que possam ter ocorrido, tais como mandíbula aumentada ou alterações dentárias, não se reverterão ao que eram antes de seu diagnóstico.

Claro que nem todos terão os mesmos efeitos após o tratamento e pode haver efeitos a longo prazo após a cirurgia. Perda do olfato ou paladar pode ser um problema para algumas pessoas e a recuperação pode ser mais lenta do que o esperado. Após a cirurgia, você precisará relaxar por um tempo, então não espere que tudo volte ao normal imediatamente após a cirurgia.

A cirurgia não reduz completamente seus níveis de hormônio do crescimento para os valores normais, o que significa que você pode precisar de mais tratamento com radioterapia ou medicamentos.

O que esperar do tratamento medicamentoso?

Richard aconselha sobre ser tratado para acromegalia

00:50

Os medicamentos devem ajudar a reduzir os níveis de hormônio do crescimento e do fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1 (IGF-1) em seu corpo de forma relativamente rápida após iniciar o tratamento. É importante que você receba seu medicamento regularmente para que o seu tratamento seja bem-sucedido.

Lembre-se também de que todos os medicamentos têm efeitos colaterais, embora nem todos os tenham, e os efeitos colaterais apresentados dependerão do medicamento específico que lhe for prescrito.

Leia sempre a bula do paciente fornecida com o medicamento específico.

É importante que você fale com o seu endocrinologista ou enfermeiro endócrina(o) sobre o que esperar para que você possa estar preparado. Eles devem poder aconselhá-lo sobre o que fazer se você tiver efeitos colaterais e ajudá-lo a administrá-los, se necessário, ou sugerir opções alternativas de tratamento.

O testemunho deste paciente reflete somente as opiniões desta pessoa sobre seu próprio tratamento. O caso de cada pessoa é único e você deve sempre consultar um médico para obter informações e aconselhamento sobre o diagnóstico e tratamento da acromegalia. Observe que todos os tratamentos podem ter efeitos colaterais. Eles variam dependendo do tratamento e de como seu corpo reage a ele. Pergunte a seu médico sobre os efeitos colaterais ao considerar um determinado tratamento.

O que esperar após a radioterapia?

Ao contrário da cirurgia ou tratamento médico para acromegalia, pode demorar mais tempo para os efeitos da radioterapia serem perceptíveis.

Sem dúvida, pode demorar vários meses para seus sintomas começarem a melhorar e anos para os efeitos da radioterapia serem completos. O hormônio do crescimento ainda será secretado durante este tempo, então você pode precisar tomar medicações para sua acromegalia.

Da mesma forma, pode levar tempo para os efeitos colaterais da radioterapia aparecerem, especialmente a perda da função normal da glândula pituitária. Em alguns casos, os efeitos da radioterapia podem ser observados até depois de um ano ou mais. Check-ups anuais regulares podem ser necessários durante este período.

Precisarei de algum tratamento de reposição hormonal?

Pessoas com acromegalia podem desenvolver perda da função normal da hipófise, devido ao tumor da hipófise ou ao seu tratamento.

Isso significa que os pacientes precisam ser monitorados continuamente e, a reposição de hormônios, como a hidrocortisona (para substituir o cortisol, o principal hormônio da glândula adrenal), tiroxina (hormônio da glândula tireoide), testosterona (em homens) e estrogênio (em mulheres) pode se necessária a longo prazo.

Com que frequência precisarei ir ao médico?

É importante que os níveis de seu hormônio do crescimento e de IGF-1 sejam monitorados para garantir que seu tratamento tenha o efeito desejado, então será necessário ter consultas regulares.

A frequência com que você precisará ser visto depende de suas circunstâncias individuais, das práticas usuais dos seus médicos, bem como dos protocolos hospitalares locais e das diretrizes nacionais.

Após a remoção cirúrgica do tumor, por exemplo, seu neurocirurgião pode pedir que você volte em algumas semanas para verificar se tudo está bem. A frequência com que você retornará depois disso, depende dos protocolos médicos.

Após a radioterapia, você pode precisar de exames hormonais somente uma vez por ano, mas se você estiver tomando medicação, seu médico pode sugerir que você seja examinado com mais frequência, o que pode ser a cada 2 semanas quando você inicia o tratamento e então a cada 6 meses.

Sempre consulte as orientações da equipe de seu tratamento para descobrir com que frequência você precisará ser visto.

Marcado:

Sobre acromegalia

Siga este tópico

Compartilhe:

Avalie este conteúdo

No votes yet.
Please wait...

Descobrir mais informações sobre acromegalia

Perguntas frequentes

Leia e ouça respostas para algumas perguntas comuns que os pacientes com acromegalia fizeram

FAQs

Grupos de apoio

Encontre um grupo de apoio a pacientes com acromegalia em seu país para descobrir as atividades e eventos locais que você possa participar.

Encontrar grupos de apoio

Vivendo com acromegalia

Informações sobre desafios emocionais, físicos e sociais da Acromegalia.

Vivendo com acromegalia

Utilizamos cookies para garantir que lhe damos a melhor experiência no nosso site. Clique aqui para mais informações.
Ipsen
Acromunity.com é uma ferramenta online fornecida pela Ipsen a fim de informar e apoiar  pessoas com acromegalia, suas famílias e amigos, e para outros interessados em saber mais sobre esta condição. O conteúdo da Acromunity.com foi concebido, desenvolvido e ajustado com a contribuição dos que vivem com acromegalia. A Ipsen gostaria de agradecer os profissionais de saúde que receberam e forneceram considerações valiosas para o conteúdo deste site. Gostaríamos também de agradecer todos os pacientes e suas famílias que ajudaram a desenvolver este site e que compartilharam suas experiências, concordaram em serem filmados, deram feedback e nos sugeriram dicas práticas. Visite www.ipsen.com.br para mais informações sobre nós Design e desenvolvimento de sites por Kanga Health Ltd.