Este site é para o Brasil. Selecione seu país se você estiver fora do Brasil.
Este site é para o Brasil. Selecione seu país se você estiver fora do Brasil.

Quais profissionais de saúde você provavelmente consultará?

Desde clínicos gerais, enfermeiras, dentistas e oftalmologistas que trabalham no atendimento primário, até médicos especialistas e enfermeiras(os) que tratam pessoas com distúrbios endócrinos (endocrinologistas e enfermeiras(os) endócrinos), em atendimento secundário, você provavelmente consultará vários profissionais de saúde enquanto viver com acromegalia.

Uma vez que você tenha um diagnóstico confirmado de acromegalia uma equipe multidisciplinar geralmente coordenará seu tratamento, tendo o endocrinologista como principal ponto de contato.

Da suspeita a um diagnóstico

A acromegalia pode levar um longo tempo para se desenvolver e pode não demonstrar nenhum sintoma específico no início, o que pode tornar difícil para os médicos identificarem os sinais da condição no estágio inicial.

 

Os sintomas ou sinais iniciais podem ser semelhantes a outras doenças ou situações e, portanto, podem ser atribuídos a outras condições, como depressão e ansiedade, artrite ou início da menopausa em mulheres. Sintomas mais distintos, como o aumento das mãos e dos pés, geralmente ocorrem mais tarde no processo da doença.

É por isso que o diagnóstico de acromegalia pode geralmente levar vários anos e as pessoas podem consultar vários médicos, incluindo dentistas e oftalmologistas, antes que um endocrinologista os diagnostique formalmente.

Não tenha medo de procurar uma segunda opinião médica se você suspeita que você ou um ente querido possam ter acromegalia, já que muitas vezes é difícil diferenciar a acromegalia, que é uma condição raramente diagnosticada, de outras situações médicas mais comuns.

Quem fará o diagnóstico?

Uma vez que seu clínico geral ou outro profissional de saúde de atendimento primário suspeite do diagnóstico de acromegalia, você normalmente consultará um endocrinologista, geralmente no hospital principal mais próximo de você que tenha um centro especializado.

Geralmente é o endocrinologista quem confirma o diagnóstico e que supervisionará seu tratamento em longo prazo, então é importante sentir-se confortável com ele.

Peça ao seu endocrinologista para lhe contar sobre sua experiência de forma geral no tratamento da acromegalia para deixá-lo mais tranquilo, e talvez colocá-lo em contato com um grupo local de apoio a pacientes com problemas pituitários.

Quais testes serão usados?

Para começar o processo de diagnóstico, o endocrinologista coletará o histórico médico e fará um exame físico. Então ele pode recomendar os seguintes passos:

Quem fornecerá meu tratamento?

Vários profissionais de saúde especializados estarão envolvidos em seu tratamento e trabalharão juntos para decidir qual é o melhor tratamento para você. Esta abordagem multidisciplinar é o “padrão-ouro” recomendado para administrar a acromegalia e garante que você receberá o tratamento mais adequado.

O principal profissional de saúde que você provavelmente consultará é um endocrinologista que geralmente supervisionará seu tratamento.

Se for necessária uma cirurgia, você consultará um cirurgião especializado em cirurgia pituitária, geralmente um neurocirurgião.

Se radioterapia for necessária, um radioterapeuta também estará envolvido em seu tratamento.

Em alguns países, haverá também um enfermeiro especialista (endócrino) para ajudá-lo e apoiá-lo no hospital e ele atuará como uma ponte entre o atendimento primário e o atendimento secundário.

Se forem necessários medicamentos para tratar a sua acromegalia, geralmente um endocrinologista será quem recomendará este tratamento. Como a maioria dos medicamentos utilizados para tratar a acromegalia são adequados para administração na comunidade, um clínico geral ou enfermeiro também podem estar envolvidos nesta parte do seu tratamento.

Fatos Rápidos da Acromunity

As pessoas podem consultar três ou mais médicos antes que o diagnóstico de acromegalia seja feito. Geralmente os endocrinologistas são os primeiros a confirmar formalmente a condição.

Como você pode acompanhar quem é quem?

Como você provavelmente consultará vários profissionais de saúde ao longo de sua jornada com acromegalia, você pode achar útil manter um registro de qual  profissional de saúde você consultou e quando você foi a uma consulta.

Você também pode achar útil anotar seus detalhes médicos e os resultados de quaisquer testes que você tenha feito, seus tratamentos e quaisquer efeitos colaterais ou sintomas que você tenha tido ou esteja apresentando.

Consulte a seção “acompanhe seu tratamento médico” deste site, onde você pode baixar o Rastreador de Detalhes Médicos e Tratamento da Acromunity para ajudá-lo a compartilhar informações importantes sobre seu tratamento com todos os membros de sua equipe de saúde.

Marcado:

Sobre acromegalia

Siga este tópico

Compartilhe:

Avalie este conteúdo

No votes yet.
Please wait...

Descobrir mais informações sobre acromegalia

Diagnosticando a acromegalia

Descubra como a acromegalia é diagnosticada e os testes que os profissionais de saúde podem usar para avaliar a acromegalia

Diagnóstico e testes

Tratando a acromegalia

Leia sobre as opções de tratamento da acromegalia, incluindo cirurgia, medicação e radioterapia, e os objetivos da terapia

Tratando a acromegalia

Perguntas frequentes

Leia e ouça respostas para algumas perguntas comuns que os pacientes com acromegalia fizeram

FAQs
Utilizamos cookies para garantir que lhe damos a melhor experiência no nosso site. Clique aqui para mais informações.
Ipsen
Acromunity.com é uma ferramenta online fornecida pela Ipsen a fim de informar e apoiar  pessoas com acromegalia, suas famílias e amigos, e para outros interessados em saber mais sobre esta condição. O conteúdo da Acromunity.com foi concebido, desenvolvido e ajustado com a contribuição dos que vivem com acromegalia. A Ipsen gostaria de agradecer os profissionais de saúde que receberam e forneceram considerações valiosas para o conteúdo deste site. Gostaríamos também de agradecer todos os pacientes e suas famílias que ajudaram a desenvolver este site e que compartilharam suas experiências, concordaram em serem filmados, deram feedback e nos sugeriram dicas práticas. Visite www.ipsen.com.br para mais informações sobre nós Design e desenvolvimento de sites por Kanga Health Ltd.