O objetivo da cirurgia é remover completamente o tumor.
Se isso não for possível porque as partes do tumor cresceram em
estruturas circundantes de onde não podem ser removidas, o objetivo é reduzir o tamanho do tumor tanto quanto possível.
O testemunho deste paciente reflete somente as opiniões desta pessoa sobre seu próprio tratamento. O caso de cada pessoa é único e você deve sempre consultar um médico para obter informações e aconselhamento sobre o diagnóstico e tratamento da acromegalia.
Observe que todos os tratamentos podem ter efeitos colaterais. Eles variam dependendo do tratamento e de como seu corpo reage a ele. Pergunte a seu médico sobre os efeitos colaterais ao considerar um determinado tratamento.
Os procedimentos cirúrgicos utilizados hoje são muito sofisticados e um neurocirurgião especializado na remoção de tumores da hipófise fará sua operação. Este tipo de cirurgia é sempre realizado com anestesia geral, o que significa que um anestesista fará você dormir antes do procedimento.
A grande maioria dos procedimentos será realizada através do nariz do paciente, pois este é o caminho mais direto para acessar a glândula pituitária. Fazer a operação desta forma significa que não há cicatrizes visíveis e sua permanência no hospital deve ser curta. A operação normalmente levará cerca de 1 a 2 horas e você ficará no hospital por aproximadamente 5-7 dias no total.
A cirurgia pode ser realizada como procedimento micro neurocirúrgico ou endoscópico. O método utilizado depende da preferência do cirurgião que realiza a operação. Em mãos experientes, ambos produzirão resultados igualmente bons.
Durante a cirurgia, o neurocirurgião fará um pequeno corte na parte de trás da parede do nariz ou da boca (esta é a cirurgia transesfenoidal) para que ele possa ver e remover o tumor na glândula pituitária.
Muito ocasionalmente, uma operação através do crânio (cirurgia transcraniana) pode ser feita em vez disso.
A possibilidade de remover completamente o tumor e de reverter os níveis de hormônio do crescimento ao normal, depende do tamanho e da posição do tumor.
Se o tumor for pequeno e completamente acessível, a cirurgia pode ser bem-sucedida e nenhum outro tratamento será necessário
“É principalmente sobre não ter medo, embora seja bem assustador“
O testemunho desta paciente reflete somente as opiniões desta pessoa sobre seu próprio tratamento. O caso de cada pessoa é único e você deve sempre consultar um médico para obter informações e aconselhamento sobre o diagnóstico e tratamento da acromegalia.
Observe que todos os tratamentos podem ter efeitos colaterais. Eles variam dependendo do tratamento e de como seu corpo reage a ele. Pergunte a seu médico sobre os efeitos colaterais ao considerar um determinado tratamento.
O cirurgião o aconselhará sobre as possíveis complicações que algumas vezes ocorrem da cirurgia.
Nenhuma cirurgia é sem riscos e às vezes a operação pode danificar algumas outras partes da glândula pituitária e isso pode causar uma produção reduzida de alguns outros hormônios. Se isso ocorrer, você pode tomar a terapia de reposição hormonal. Esta terapia de reposição hormonal pode ser por um curto período de tempo após a sua operação ou pode ser para o resto da sua vida.
Hidrocortisona oral pode ser administrada após a cirurgia como precaução até que exames de sangue confirmem que a cirurgia não danificou o controle função da glândula adrenal pela hipófise. Você deve portar um cartão informando que você está tomando este medicamento em caso de emergência para que uma injeção de hidrocortisona possa ser administrada se necessário.
Você também pode experimentar efeitos colaterais da anestesia geral, como sentir-se enjoado após a cirurgia, dor de garganta ou nariz entupido e dor de cabeça; mas a maioria das pessoas não é afetada.
Analgésicos e outros medicamentos lhe serão dados para aliviar esses sintomas temporários. Você também pode se sentir muito cansado após a cirurgia.
É importante informar imediatamente a equipe de seu tratamento se você se sentir mal por qualquer motivo nas primeiras semanas após sua operação. Especialmente, informe-os se você tiver dores de cabeça severas ou perceber líquido claro saindo de uma ou ambas as narinas.
Líquido claro escapando pelas narinas é potencialmente devido ao vazamento do líquido cefalorraquidiano (LCR) que circunda o cérebro e você pode precisar de uma operação para selar a área do vazamento. Existe um pequeno risco de meningite enquanto o vazamento permanecer, por isso é importante consultar seu endocrinologista ou neurocirurgião o mais rápido possível. Este efeito colateral também pode ocorrer alguns anos após a cirurgia, como no caso de Maria destacado abaixo.
“Três anos após minha operação, notei que tinha algumas gotas de líquido escorrendo pelo meu nariz pela manhã toda vez que levantava da cama. Eu informei minha enfermeira endócrina e depois fui encaminhada para outra operação para reparar um vazamento de LCR.”
Maria, vivendo com acromegalia
Leia e ouça respostas para algumas perguntas comuns que os pacientes com acromegalia fizeram
Encontre um grupo de apoio a pacientes com acromegalia em seu país para descobrir as atividades e eventos locais que você possa participar.
Informações sobre desafios emocionais, físicos e sociais da Acromegalia.