Este site é para o Brasil. Selecione seu país se você estiver fora do Brasil.
Este site é para o Brasil. Selecione seu país se você estiver fora do Brasil.

Qual é o objetivo do tratamento médico?

O tratamento médico é usado para manter os níveis de hormônio do crescimento e IGF-1 dentro dos valores normais e para evitar que o hormônio do crescimento exerça seu efeito no corpo. Eles também podem reduzir o tamanho do tumor da hipófise, embora esse não seja seu principal efeito.

Os medicamentos podem ser usados antes da cirurgia para ajudar a controlar os sintomas ou em vez da cirurgia

Quando usados após a cirurgia o objetivo é reduzir ainda mais os níveis do hormônio do crescimento e IGF-1, e também controlar seus sintomas.

Ocasionalmente, a cirurgia pode não ser adequada para algumas pessoas ou elas podem não querer ser operadas.

Quais medicamentos são usados para tratar acromegalia?

Existem três grupos de medicamentos usados para tratar a acromegalia: análogos da somatostatina, agonistas da dopamina e um antagonista do receptor do hormônio do crescimento.

Análogos da somatostatina são versões sintéticas da somatostatina, que reduzem a liberação de hormônio do crescimento. São administrados via injeção subcutânea, injeção subcutânea profunda ou injeção intramuscular, dependendo do medicamento administrado.

Agonistas da dopamina também podem ajudar a reduzir a liberação de hormônio do crescimento no corpo. Estes são administrados em comprimidos pelo menos uma vez por semana, mas mais comumente em vários dias da semana.

 

Atualmente há somente um antagonista dos receptores do hormônio do crescimento disponível. É administrado por injeção subcutânea e funciona impedindo que o hormônio do crescimento exerça efeito no corpo reduzindo a produção de IGF-1 pelo fígado.

Os análogos da somatostatina, agonistas da dopamina e um antagonista dos receptores do hormônio do crescimento são geralmente usados sozinhos, mas às vezes eles podem ser usados juntos, embora tal abordagem nem sempre seja permitida em todos os países.

Como são administrados e com que frequência depende do tipo de medicamento que seu médico lhe prescreve e quanto tempo seus efeitos no corpo durarão (conhecido como duração da ação).

Lembre-se de que o tratamento médico para acromegalia pode variar de um país para o outro. Um profissional de saúde poderá aconselhá-lo sobre as classes de medicamentos que estão disponíveis em seu país.

Tipos de injeção

Visite a seção de Dicas Práticas para algum aconselhamento sobre como tornar as injeções mais fáceis para você.

Existem efeitos colaterais com esses tratamentos médicos?

Todos os medicamentos têm efeitos colaterais, alguns dos quais podem desaparecer com o tempo.

É importante ler a bula do paciente dentro da embalagem do medicamento, no início de seu tratamento e também de tempos em tempos, durante o tratamento, para verificar se você entende como ele funciona e os possíveis efeitos colaterais que podem ocorrer.

Também é importante que você relate quaisquer efeitos colaterais que você apresente para o profissional de saúde que prescreveu seu tratamento caso seu tratamento precise ser revisado. Ele também pode precisar transmitir essas informações ao fabricante do medicamento e à autoridade sanitária local, se necessário.

Efeitos colaterais dos análogos de somatostatina

Os efeitos colaterais mais comuns dos análogos de somatostatina são diarreia, dor abdominal e enjoo (náusea).

Além disso, outros efeitos colaterais comuns podem incluir gases (flatulência), inchaço e sensação de dor no local da injeção.

Níveis glicêmicos acima do normal também podem ocorrer com os análogos da somatostatina mais novos, quando administrados como uma injeção de ação prolongada.

Efeitos colaterais de agonistas de dopamina

Sentir-se enjoado (náusea) é um efeito colateral comum do tratamento com um agonista de dopamina.

Outros efeitos colaterais incluem sensação de “tontura”, sonolência, constipação e dor de cabeça, embora todos sejam incomuns.

Efeitos colaterais de um antagonista dos receptores do hormônio do crescimento

Os efeitos colaterais mais comuns com um antagonista do receptor de hormônio do crescimento são reações no local de injeção, suor, dor de cabeça, fraqueza muscular e aumentos nas enzimas hepáticas. O seu médico verificará o seu sangue periodicamente para verificar se as suas enzimas hepáticas permanecem dentro dos limites normais durante o tratamento.

Fale com seu endocrinologista ou outro membro da equipe de seu tratamento se você gostaria de ter mais informações sobre as medicações usadas para tratar a acromegalia e seus efeitos colaterais específicos. Organizações de pacientes muitas vezes também produzem brochuras informativas que descrevem as várias escolhas de tratamento disponíveis em seu país.

Marcado:

Sobre acromegalia

Siga este tópico

Compartilhe:

Avalie este conteúdo

No votes yet.
Please wait...

Descobrir mais informações sobre acromegalia

Perguntas frequentes

Leia e ouça respostas para algumas perguntas comuns que os pacientes com acromegalia fizeram

FAQs

Grupos de apoio

Encontre um grupo de apoio a pacientes com acromegalia em seu país para descobrir as atividades e eventos locais que você possa participar.

Encontrar grupos de apoio

Vivendo com acromegalia

Informações sobre desafios emocionais, físicos e sociais da Acromegalia.

Vivendo com acromegalia

Utilizamos cookies para garantir que lhe damos a melhor experiência no nosso site. Clique aqui para mais informações.
Ipsen
Acromunity.com é uma ferramenta online fornecida pela Ipsen a fim de informar e apoiar  pessoas com acromegalia, suas famílias e amigos, e para outros interessados em saber mais sobre esta condição. O conteúdo da Acromunity.com foi concebido, desenvolvido e ajustado com a contribuição dos que vivem com acromegalia. A Ipsen gostaria de agradecer os profissionais de saúde que receberam e forneceram considerações valiosas para o conteúdo deste site. Gostaríamos também de agradecer todos os pacientes e suas famílias que ajudaram a desenvolver este site e que compartilharam suas experiências, concordaram em serem filmados, deram feedback e nos sugeriram dicas práticas. Visite www.ipsen.com.br para mais informações sobre nós Design e desenvolvimento de sites por Kanga Health Ltd.