Este site é para o Brasil. Selecione seu país se você estiver fora do Brasil.
Este site é para o Brasil. Selecione seu país se você estiver fora do Brasil.

É um sintoma ou um sinal?

Um sintoma é algo que a pessoa pode sentir ou relatar para um profissional de saúde, como ter uma dor de cabeça, dores articulares ou suor excessivo.

Um sinal é algo que um profissional de saúde descobre ao examinar, como linha da mandíbula alterada, pele incomumente grossa ou pressão alta.

Características da acromegalia 

Como a Acromegalia afeta as pessoas?

A Acromegalia pode afetar as pessoas de diferentes formas. Algumas pessoas com acromegalia podem perceber mudanças físicas ao longo do tempo, como anéis que não servem nos dedos ou luvas mais apertadas, ou podem achar seus sapatos menores do que eram. Algumas pessoas perceberão os espaços de seus dentes ficarem mais largos ou sentirão uma mudança na aparência de seus rostos.

Outras pessoas podem apresentar mudanças visuais ou ter sintomas inespecíficos, como dores articulares ou cansaço geral, dores de cabeça ou sensação de mau-humor que a princípio podem ser atribuídas em outras condições.

Em mulheres de 40 anos ou mais, os sintomas podem ser erroneamente atribuídos ao início da menopausa.

Ronco excessivo que seu parceiro reclama ou não dorme bem, ganhar peso gradualmente e suar excessivamente são outras características da acromegalia.

Que mudanças físicas podem ocorrer em longo prazo?

Ao longo de muitos anos, a forma do rosto pode mudar se a condição não for reconhecida e tratada, com mudanças graduais no osso, fazendo com que o nariz e a sobrancelha aumentem, a mandíbula pode sobressair e os espaços entre os dentes podem começar a alargar ou os dentes ficarem desalinhados. A voz pode engrossar e ficar mais rouca quando as cordas vocais engrossam.

Estes sintomas e sinais se desenvolvem gradualmente, e mesmo aqueles que estão perto de você que o veem todos os dias, podem não perceber isso por algum tempo.

Na verdade, amigos ou familiares que não o veem há algum tempo ou um novo profissional de saúde podem ser os primeiros a perceberem mudanças físicas que sugiram que você pode ter acromegalia.

Comparar sua aparência atual com uma foto mais antiga pode ajudá-lo a ver se alguma mudança que você apresenta pode ser devido à acromegalia.

Fatos Rápidos da Acromunity

O diagnóstico de acromegalia muitas vezes é tardio porque as características se desenvolvem gradualmente e não são específicas no início. Elas podem ser indevidamente atribuídas ao processo normal de envelhecimento.

Como resultado, não é incomum que as pessoas permaneçam sem diagnóstico por vários anos, até mesmo por 10 anos, em alguns casos.

 Leia sobre o diagnóstico de acromegalia >

Os seus sintomas podem ser devidos a acromegalia?

Veja as perguntas abaixo que questionam sobre alguns dos sintomas que as pessoas com acromegalia podem apresentar e sinais que os médicos podem perceber.

Pense em suas próprias circunstâncias e não tenha medo de pedir uma segunda opinião já que podem haver outros sintomas não listados aqui que você venha apresentando, mas ao considerá-los juntos, podem apontar para um diagnóstico de acromegalia.

Lembre-se que sintomas e sinais podem ser discretos ou inespecíficos e podem levar vários anos para surgirem e podem nem mesmo ser reconhecidos como acromegalia até que você seja formalmente diagnosticado por um profissional de saúde.

Se você responder sim para várias dessas perguntas ou se você suspeita que possa ter acromegalia então pode valer a pena discutir as respostas com um médico que pode encaminhá-lo para um especialista que trata pessoas com distúrbios endócrinos.

É importante consultar um profissional de saúde se você ainda não foi diagnosticado, pois as informações fornecidas aqui não pretendem substituir o aconselhamento profissional.

“Você não precisa ter todos os sintomas para ter um problema. Meus sintomas não estavam me deixando doente no início”

Maria, Vivendo com acromegalia

Lista de verificação dos sintomas e sinais de acromegalia

Nos últimos anos

  • O tamanho do seu sapato mudou?
  • Você notou alguma alteração no tamanho de suas mãos? Por exemplo, você precisou comprar luvas maiores ou notou uma mudança no tamanho do seu anel?
  • Você ou o seu dentista notaram alguma alteração na sua mordida ou na forma da sua mandíbula?
  • Seus dentes ficaram mais espaçados ou desalinhados?
  • Sua língua parece muito grande para sua boca ou maior do que deveria?
  • Você notou alguma alteração na sua voz? Ela ficou mais grossa ou rouca?
  • Você tem problemas para dormir regularmente ou sempre se sente cansado de dia?
  • Alguém já lhe disse que você ronca à noite? Em caso afirmativo, você tem episódios temporários onde você para de respirar (ou seja, apneia do sono)?
  • Você teve dor de cabeça regular ou dolorosa?
  • Você notou alguma alteração em seu campo de visão?

 

  • Você acha que você sua muito mais do que antes?
  • Você sente dores articulares regularmente?
  • Você apresentou algum mau-humor que você não pode realmente explicar?
  • O padrão normal de sua menstruação mudou?
  • Você se sente regularmente mais cansado do que o habitual, que o impeça de fazer coisas?
  • Você parou de fazer ou evita fazer atividades porque é muito doloroso fazê-las?

Baixe uma cópia dessas perguntas:

Lista de verificação dos sintomas e sinais da acromegalia (MS Word)

Lista de verificação dos sintomas e sinais da acromegalia (PDF)

Marcado:

Sobre acromegalia

Siga este tópico

Compartilhe:

Avalie este conteúdo

Rating: 5.0/5. From 2 votes.
Please wait...

Descobrir mais informações sobre acromegalia

Diagnosticando a acromegalia

Descubra como a acromegalia é diagnosticada e os testes que os profissionais de saúde podem usar para avaliar a acromegalia

Diagnóstico e testes

Tratando a acromegalia

Leia sobre as opções de tratamento da acromegalia, incluindo cirurgia, medicação e radioterapia, e os objetivos da terapia

Tratando a acromegalia

Perguntas frequentes

Leia e ouça respostas para algumas perguntas comuns que os pacientes com acromegalia fizeram

FAQs
Utilizamos cookies para garantir que lhe damos a melhor experiência no nosso site. Clique aqui para mais informações.
Ipsen
Acromunity.com é uma ferramenta online fornecida pela Ipsen a fim de informar e apoiar  pessoas com acromegalia, suas famílias e amigos, e para outros interessados em saber mais sobre esta condição. O conteúdo da Acromunity.com foi concebido, desenvolvido e ajustado com a contribuição dos que vivem com acromegalia. A Ipsen gostaria de agradecer os profissionais de saúde que receberam e forneceram considerações valiosas para o conteúdo deste site. Gostaríamos também de agradecer todos os pacientes e suas famílias que ajudaram a desenvolver este site e que compartilharam suas experiências, concordaram em serem filmados, deram feedback e nos sugeriram dicas práticas. Visite www.ipsen.com.br para mais informações sobre nós Design e desenvolvimento de sites por Kanga Health Ltd.