Se a cirurgia ou a medicação não forem totalmente bem-sucedidos na recuperação nos níveis normais de hormônio do crescimento, então a radioterapia pode ser usada algumas vezes para tentar reduzir a secreção de hormônio do crescimento do tumor da hipófise.
A radioterapia pode ser eficaz, mas as células irradiadas do tumor morrem muito lentamente em um período de muitos meses ou anos, então os efeitos do tratamento levam tempo.
Enquanto isso, os níveis do hormônio do crescimento e do fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1 (IGF-1) podem precisar ser controlados com tratamentos médicos até que a radioterapia faça todo efeito.
Existem diferentes tipos de radioterapia que podem ser usados. Todos envolvem deitar-se em uma cama para posicionamento em uma máquina de radioterapia por um curto período de tempo.
O tratamento de radioterapia mais utilizado é um feixe externo. Pequenas doses de radiação são administradas por alguns minutos por dia, por 5 dias, geralmente de segunda a sexta-feira, por 5 a 6 semanas. O feixe de radiação mira o tumor da hipófise com grande precisão a partir de três direções.
Uma máscara transparente será usada para que você evite que sua cabeça se mexa durante o procedimento. Não se preocupe, a máscara terá grandes furos para os olhos e a boca.
Outra abordagem é a radiocirurgia estereotáxica, que usa um único feixe de radiação altamente focado administrado como uma dose única para as células tumorais.
Deverá ser usada uma estrutura de cabeça leve para garantir que os feixes de radiação sejam direcionados com precisão ao tumor. A estrutura é mantida na posição com quatro pinos; um anestésico local é aplicado na área onde os pinos devem ser anexados.
A radiocirurgia estereotáxica é um tratamento altamente especializado e, portanto, pode não estar disponível em todos os centros.
A radioterapia pode ser usada como parte do plano de tratamento para acromegalia
A radioterapia pode danificar células ou estruturas normais em torno do tumor da hipófise, portanto pode levar a efeitos colaterais.
Os efeitos colaterais da radioterapia podem incluir diminuição da produção de outros hormônios produzidos pela glândula pituitária. Se isso ocorrer, você pode tomar a terapia hormonal de reposição.
Raramente, pode haver defeitos de visão causados pela radioterapia.
A dose de radiação dada é relativamente pequena, mas algumas pessoas podem perder uma quantidade muito pequena de cabelo onde o feixe de radioterapia foi direcionado. Isso é temporário e o cabelo cresce após o término do tratamento.
Embora você não sinta nenhum desconforto ou dor durante a radioterapia de feixe externo, você pode se sentir cansado e, embora algumas pessoas continuem trabalhando, isso pode nem sempre ser possível.
Com a radiocirurgia, alguns pacientes apresentam uma leve dor de cabeça ou pequeno inchaço, mas a maioria não relata nenhum problema.
Leia e ouça respostas para algumas perguntas comuns que os pacientes com acromegalia fizeram
Encontre um grupo de apoio a pacientes com acromegalia em seu país para descobrir as atividades e eventos locais que você possa participar.
Informações sobre desafios emocionais, físicos e sociais da Acromegalia.