Em todo site você pode assistir aos vídeos de pessoas que vivem com acromegalia e ouvi-los descrever sua jornada com esta condição.
Há também respostas a algumas perguntas comuns sobre acromegalia e links para Grupos de Apoio a Pacientes onde você pode descobrir mais informações sobre acromegalia e talvez entrar em contato com alguém em situação semelhante à sua.
Clique em uma das letras abaixo para fazer avançar a página para que a página comece com a letra escolhida.
a
AbdômenA área do estomago ou barriga situada entre o peito e a pélvis.
AcromegaliaUm distúrbio hormonal ou endócrino que resulta de muito hormônio do crescimento no corpo. Caracteriza-se por feições faciais pesadas ou proeminentes, mãos e pés aumentados, entre outros sintomas e sinais.
AdenomaUm tumor benigno (não cancerígeno) do tecido glandular. Glandular significa da ou relacionado a uma glândula.
AgonistaUma substância que estimula a ação de outra substância.
Agonista da dopaminaUm composto que copia a ação de uma substância natural (dopamina) no cérebro que ajuda a transmitir sinais nervosos e suprime a secreção de prolactina (um hormônio produzido pela glândula pituitária normal) e hormônio do crescimento na acromegalia
Análogos da somatostatinaMedicamentos sintéticos (feitos pelo homem) que são muito semelhantes à somatostatina, e são usados para tratar a acromegalia.
AnestesistaUm profissional de saúde especializado que administra anestésicos e medicamentos para dor.
AntagonistaUma substância que se opõe à ação de outra substância
Antagonista do receptor do hormônio do crescimentoUm medicamento que impede o hormônio do crescimento de exercer seus efeitos usuais no corpo e que pode ser usado para tratar a acromegalia.
ApneiaCessação (parada) da respiração, especialmente durante o sono.
ArtériasOs maiores vasos sanguíneos no corpo que transportam o sangue do coração para todas as partes do corpo.
Atendimento primárioA primeira linha de atendimento médico que alguém recebe; por exemplo, o atendimento recebido do médico ou enfermeiro habitual da pessoa ou outro profissional de saúde geral (não especialista).
Atendimento secundárioO atendimento recebido por um médico especialista, como um endocrinologista ou outro profissional de saúde especializado.
AteroscleroseUma doença dos grandes vasos sanguíneos (artérias). Caracterizada por gordura do sangue que se deposita nas paredes das artérias para formar áreas conhecidas como placas. Essas placas podem crescer e bloquear as artérias, o que impede que o sangue flua livremente e pode levar a ataques cardíacos ou AVC.
b
BenignoNão cancerígeno.
c
CardiologistaUm médico especialista em diagnosticar e tratar doenças do coração e dos vasos sanguíneos (o sistema cardiovascular).
Clínico GeralClínico geral. Também chamado de médico de atendimento primário.
ColesterolUm tipo de gordura encontrada no sangue. Altos níveis de colesterol no sangue estão ligados a doença cardíaca.
CólonO intestino grosso.
CortisolUm hormônio, secretado pelo córtex adrenal. Entre suas muitas ações importantes, é necessário para a degradação normal das proteínas, carboidratos e gorduras. Também ajuda a manter a pressão arterial e a função cardiovascular e ajuda a regular as respostas inflamatórias do sistema imunológico. Além disso, os níveis de cortisol no corpo afetam padrões de sono e humor.
CrônicoQue persiste por um longo período de tempo.
d
DentistaUm profissional de saúde que trata doenças dos dentes e gengivas e aconselha sobre higiene bucal.
Diabetes mellitusUm distúrbio causado por muito açúcar na corrente sanguínea. Isso acontece quando o corpo produz ou usa menos insulina do que precisa. A insulina é o hormônio necessário para ajudar o corpo a usar açúcar para produzir energia. Se o excesso de açúcar no sangue não for controlado, o açúcar é passado para a urina juntamente com grandes quantidades de água, resultando em sede excessiva e micção frequente.
e
EndócrinoRelacionado às glândulas que secretam hormônio ou outras substâncias na corrente sanguínea.
EndocrinologiaO estudo das glândulas endócrinas e da função dos hormônios.
EndocrinologistaUm médico especialista no diagnóstico e tratamento de condições causadas pelo desequilíbrio hormonal e endócrino no corpo.
EnfermeiroUm profissional de saúde treinado para fornecer cuidados gerais de enfermagem aos pacientes.
Enfermeiro endócrinoUma enfermeira especialista que trata pessoas com distúrbios endócrinos como acromegalia e muitas vezes atua como uma ponte entre o primeiro e segundo atendimentos.
Especialista em dorUm profissional de saúde que tem treinamento específico no tratamento de pacientes com dor.
Especialista em dor de cabeçaUm profissional de saúde com treinamento específico no controle de dores de cabeça.
Especialista em pésUm profissional de saúde, como pedicuro ou podólogo, que ajuda a prevenir, diagnosticar e tratar problemas dos pés.
Especialista em sonoUm profissional de saúde com treinamento específico no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao sono, como a apneia do sono.
EstrogênioUm hormônio produzido pelos ovários nas mulheres. O estrogênio ajuda a regular o ciclo reprodutivo e a preparar o corpo para a gravidez.
f
Fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1 (IGF-1)Os fatores de crescimento semelhantes à insulina são hormônios que ocorrem naturalmente, produzidos principalmente pelo fígado, mas também por muitos outros tecidos, que medeiam as respostas típicas do hormônio do crescimento nas cartilagens, ossos, músculos e tecido adiposo. O IGF-1 é um exemplo que pode ser medido no sangue e é usado como um exame de triagem para quantidades anormalmente baixas ou altas de hormônio do crescimento no corpo.
g
GastroenterologistaUm médico especialista no diagnóstico e tratamento de distúrbios do trato gastrointestinal (sistema digestivo) – incluindo o tubo alimentar (esôfago), estomago e intestinos – e o fígado.
GigantismoO gigantismo ocorre quando há crescimento ou altura excessivos durante a infância ou idade adulta jovem. É causada por muito hormônio do crescimento no corpo.
GlândulaUma glândula é um órgão dentro do corpo que produz uma ou mais substâncias (tais como hormônios) que são liberados na corrente sanguínea (isto é, pelas glândulas endócrinas) ou dentro das cavidades do corpo ou sobre a superfície externa (isto é, pelas glândulas exócrinas).
Glândula pituitáriaUma glândula endócrina na base do cérebro que desempenha um papel central na regulação de muitas glândulas que secretam hormônios.
Glândulas adrenaisGlândulas encontradas logo acima de cada rim. Quando essas glândulas são estimuladas pela glândula pituitária (através do hormônio adrenocorticotrófico) produzem hormônios como cortisol e aldosterona.
Glândulas endócrinasGlândulas que produzem e secretam hormônio na corrente sanguínea.
Glândula tireoideUma glândula localizada na base do pescoço que, quando estimulada por um hormônio produzido pela glândula pituitária, produz tiroxina.
h
HidrocortisonaO nome do hormônio cortisol quando foi fornecido como um medicamento. Às vezes, é dada às pessoas após a cirurgia para acromegalia como precaução até que os exames confirmem que há função normal da glândula adrenal.
HipertensãoPressão alta.
HipopituitarismoDeficiência de um ou mais hormônios produzidos pela glândula pituitária normal.
HipotálamoUma área do cérebro logo acima da glândula pituitária que regula a liberação dos hormônios da glândula pituitária.
HormonalRelativo aos hormônios.
HormônioUm hormônio é uma substância química que é produzida em uma glândula e quando está na corrente sanguínea pode desencadear mudanças em outras partes do corpo.
Hormônio adrenocorticotróficoUm hormônio produzido pela glândula pituitária que estimula as glândulas adrenais. Abreviado ACTH.
Hormônio antidiuréticoUm hormônio que é armazenado e liberado da glândula pituitária que regula a excreção de água pelo rim para manter o fluido corporal e composição corretos. Também chamado ADH ou vasopressina.
Hormônio do crescimentoUm hormônio produzido pela glândula pituitária que regula o crescimento em crianças e afeta a degradação de proteínas, açúcar e gordura no corpo em crianças e adultos. Níveis excessivos de hormônio do crescimento causam gigantismo em crianças e adolescentes e acromegalia em adultos. Abreviado como GH.
i
IMCÍndice de massa corporal. Uma medida que indica se alguém está com peso normal, sobrepeso ou abaixo do peso. Com base na altura de uma pessoa em metros e peso em quilogramas. Muitas vezes usado, mas uma medida menos confiável em pessoas com acromegalia do que naqueles sem acromegalia.
Injeção intramuscularUma injeção aplicada no músculo.
Injeção subcutâneaUma injeção que é aplicada logo abaixo ou debaixo da pele.
Injeção subcutânea profundaUma injeção que é aplicada profundamente abaixo da pele. Quando um profissional de saúde aplica este tipo de injeção, a pele deve ser esticada e a agulha deve ser inserida a 90° na pele, rapidamente e em seu total comprimento.
IntravenosoDentro da veia.
j
JejumAbster-se de comer e beber. Algumas vezes necessário antes de um exame de sangue para medir seus níveis de hormônio do crescimento.
m
MacroadenomaUm tumor benigno (não cancerígeno) que tem cerca de 1 cm ou mais de diâmetro.
MicroadenomaUm tumor benigno (não cancerígeno) que tem menos 1 cm de diâmetro.
n
NeurocirurgiãoUm cirurgião especialista que trata pessoas com condições que afetam o cérebro e o sistema nervoso.
o
OftalmologistaUm oftalmologista é um médico especialista que trata pessoas com transtornos dos olhos e da visão.
OptometristaOptometristas são profissionais de saúde especialistas no tratamento de distúrbios oculares. Eles diferem dos oftalmologistas em seu nível de treinamento e de quais problemas de visão eles podem diagnosticar e tratar.
OrtodontistaOrtodontistas são dentistas especializadosem diagnosticar e tratar irregularidades faciais e dentárias.
p
PlasmaParte fluida do sangue de cor de amarelo-clara.
PrognósticoUma previsão médica sobre a provável causa e resultado de uma doença.
q
Quiasma ópticoA parte do cérebro onde os nervos provenientes dos olhos (os nervos ópticos) se cruzam parcialmente. Está situado imediatamente acima da glândula pituitária e, portanto, é vulnerável à pressão de um tumor pituitário aumentado.
r
RadiologistaProfissional de saúde especialista em tirar imagens do interior do corpo de alguém usando ondas de rádio (p.ex., com um scanner de RMN ou TC ou TAC).
RadioterapeutaProfissional de saúde especializado em usar radiação para tratar as pessoas.
RadioterapeutaProfissional de saúde especializado em usar radiação para tratar as pessoas.
RemoçãoRemover o máximo de tumor possível durante a cirurgia.
ReumatologistaUm médico especializado em diagnosticar e tratar distúrbios dos ossos e articulações.
RMNRessonância magnética nuclear. Usa um campo magnético, ondas de rádio e um computador para formar uma imagem que é usada para identificar tecido normal e doente. A tomografia por ressonância magnética ou MRT é um nome menos utilizado para esta técnica de imagem.
s
Síndrome do túnel do carpoUm formigamento ou dor nos dedos causado pelo excesso de retenção líquida no "túnel do tecido" do pulso que causa pressão no nervo mediano.
SomatostatinaUm hormônio natural produzido pelo hipotálamo (uma parte do cérebro). Ela inibe a liberação de hormônios e outros produtos químicos do corpo, especialmente o hormônio do crescimento.
t
TC ou TACUm tipo de raio-X do interior do corpo. TC significa tomografia computadorizada. O exame também pode ser chamado de TAC (tomografia axial computadorizada). O exame exibe imagens detalhadas dos órgãos internos do corpo em uma tela de computador. Estas imagens são seções transversais (fatias) do corpo.
Teste de tolerância à glicose oralUm teste que mede a resposta do hormônio do crescimento e da glicemia do corpo ao ingerir um volume de glicose em jejum. Abreviado como TTGO.
TestosteronaUm hormônio produzido principalmente pelos testículos em homens.
TiroxinaUm hormônio liberado pela glândula tireoide que regula o nível de produção de energia (taxa metabólica) e também é essencial para o crescimento normal em crianças.
TumorUm inchaço causado por um grupo anormal de células.
Utilizamos cookies para garantir que lhe damos a melhor experiência no nosso site. Clique aqui para mais informações.
Compartilhe suas dicas práticas
Você teria alguma dica que pode ser útil outras pessoas que convivem com a acromegalia? Se sim, por favor nos envie essas dicas por meio deste formulário. Depois de submetida, sua informação será revisada por um grupo de especialistas e considerada na próxima atualização do site.
Obrigado
Obrigada por compartilhar sua dica, nós vamos avaliá-la. Pode ser que no futuro ela faça parte de nosso website.
Para atualizações de conteúdo no futuro como este, por favor forneça seu endereço de e-mail
Obrigado, agora você está seguindo este tópico. Sempre que uma página é adicionada ao site, incluindo este tópico, você receberá uma notificação por e-mail
Você está deixando o acromegalia.vivendocom fornecido pela Ipsen
Os links para ambientes fora deste site são fornecidos como um recurso para o visualizador. A Ipsen não aceita qualquer responsabilidade pelo conteúdo dos sites vinculados.