Este site é para o Brasil. Selecione seu país se você estiver fora do Brasil.
Este site é para o Brasil. Selecione seu país se você estiver fora do Brasil.

O que é e onde está localizada a glândula pituitária?

A glândula pituitária é uma glândula endócrina muito pequena; ela não é maior que uma ervilha.

A glândula pituitária está em um pequeno bolso ósseo que se encontra na base do crânio, no meio da cabeça, diretamente atrás do nariz.

O que a glândula pituitária faz?

Apesar do seu pequeno tamanho, a glândula pituitária desempenha um papel fundamental no sistema hormonal ou endócrino do corpo, controlando a produção e liberação de muitos hormônios diferentes em todo o corpo. Esses hormônios estão envolvidos em seu crescimento, desenvolvimento sexual e função reprodutiva, metabolismo e resposta ao estresse.

A glândula pituitária controla a função das glândulas tireoide e adrenal, com efeitos no metabolismo, níveis de energia e equilíbrio de sal e água no corpo.

 

O que é hormônio do crescimento?

Hormônio do crescimento, que também é conhecido como somatotropina, é um hormônio produzido pela glândula pituitária durante toda vida.

O hormônio do crescimento é secretado particularmente durante o sono.

Qual é o papel do hormônio do crescimento?

Em crianças, a liberação do hormônio do crescimento da glândula pituitária é responsável pelo crescimento esquelético. Em adultos, está envolvido no metabolismo dos músculos, ossos e tecido adiposo.

A maioria das ações do hormônio do crescimento no corpo são mediadas por outro importante hormônio chamado fator de crescimento semelhante a insulina tipo 1 (IGF-1),  produzido pelo fígado.

 

Por que a pituitária produz muito hormônio do crescimento?

A superprodução do hormônio do crescimento é geralmente causada pela presença de um tumor benigno (um adenoma) dentro da glândula pituitária.

Ao passo que ter um tumor na cabeça parece muito preocupante, o termo benigno significa não cancerígeno. Então, a acromegalia não é um tipo de câncer.

O que acontece quando há muito hormônio do crescimento?

Em adultos, um excesso duradouro de hormônio do crescimento provoca o crescimento de tecidos moles, ossos e cartilagens, principalmente nas mãos, pés, testa e mandíbula. Também pode causar retenção de água.

Além disso, os órgãos internos também podem crescer em tamanho, o que pode levar, por exemplo, a um coração grande e, por fim, a doenças cardíacas, se não forem reconhecidas e tratadas.

Outras possíveis consequências de muito hormônio do crescimento são diabetes mellitus, problemas de articulações, problemas do sono (síndrome da apneia do sono) e síndrome do túnel do carpo.

Marcado:

Sobre acromegalia

Siga este tópico

Compartilhe:

Avalie este conteúdo

No votes yet.
Please wait...

Descobrir mais informações sobre acromegalia

Diagnosticando a acromegalia

Descubra como a acromegalia é diagnosticada e os testes que os profissionais de saúde podem usar para avaliar a acromegalia

Diagnóstico e testes

Tratando a acromegalia

Leia sobre as opções de tratamento da acromegalia, incluindo cirurgia, medicação e radioterapia, e os objetivos da terapia

Tratando a acromegalia

Perguntas frequentes

Leia e ouça respostas para algumas perguntas comuns que os pacientes com acromegalia fizeram

FAQs
Utilizamos cookies para garantir que lhe damos a melhor experiência no nosso site. Clique aqui para mais informações.
Ipsen
Acromunity.com é uma ferramenta online fornecida pela Ipsen a fim de informar e apoiar  pessoas com acromegalia, suas famílias e amigos, e para outros interessados em saber mais sobre esta condição. O conteúdo da Acromunity.com foi concebido, desenvolvido e ajustado com a contribuição dos que vivem com acromegalia. A Ipsen gostaria de agradecer os profissionais de saúde que receberam e forneceram considerações valiosas para o conteúdo deste site. Gostaríamos também de agradecer todos os pacientes e suas famílias que ajudaram a desenvolver este site e que compartilharam suas experiências, concordaram em serem filmados, deram feedback e nos sugeriram dicas práticas. Visite www.ipsen.com.br para mais informações sobre nós Design e desenvolvimento de sites por Kanga Health Ltd.