Leia respostas a algumas perguntas comuns feitas por pessoas que vivem com acromegalia.
Por favor, note que os testemunhos dos pacientes mostrados nesta página refletem somente as opiniões da pessoa sobre seu próprio tratamento. O caso de cada pessoa é único e todos os tratamentos têm efeitos colaterais. Isso irá variar dependendo do tratamento que você receber e de como seu corpo reage a ele. Pergunte a seu médico sobre os efeitos colaterais ao considerar um determinado tratamento.
A acromegalia é um distúrbio hormonal ou endócrino caracterizado por feições físicas aumentadas como sobrancelha protuberante, lábios aumentados, linha da mandíbula exagerada, e mãos e pés maiores do que o normal.
A acromegalia é causada por um tumor benigno na glândula pituitária, que é uma estrutura semelhante a uma ervilha na base do cérebro.
A presença do tumor na glândula pituitária leva à superprodução do hormônio do crescimento no corpo levando a sintomas físicos como feições faciais, mãos e pés pesados e proeminentes.
Acromegalia não é o mesmo que gigantismo. São condições separadas. A acromegalia ocorre em adultos e o gigantismo ocorre em crianças.
Em todo mundo, estima-se que há somente cerca de três a seis pessoas por milhão na população em geral, recém-diagnosticadas com acromegalia por ano.
A acromegalia geralmente ocorre em adultos com idades entre 30 e 50 anos.
É improvável que outros membros da família tenham acromegalia ou que ela seja transmitida para seus filhos.
Leia sobre quem tem acromegalia >
Os sintomas de acromegalia variam de uma pessoa para outra, mas podem incluir feições faciais pesadas ou proeminentes, mãos aumentadas (p.ex., anéis que não servem) e pés aumentados (p.ex., sapatos que não servem), entre muitos outros. Tais sintomas podem aparecer gradualmente e, portanto, serem difíceis de detectar.
A acromegalia pode afetar a visão. No entanto, os problemas de visão causados pela pressão do tumor da hipófise no nervo óptico muitas vezes podem ser substancialmente resolvidos pela cirurgia para remoção do tumor.
Um endocrinologista geralmente confirma um diagnóstico de acromegalia. Se você acha que pode ter sintomas de acromegalia, por favor, consulte seu médico habitual que deve encaminhá-lo a um endocrinologista.
Muitas vezes o diagnóstico de acromegalia atrasa, pois os sintomas se desenvolvem gradualmente. Não é incomum que as pessoas permaneçam sem diagnóstico por vários anos, em alguns casos por até 10 anos.
A acromegalia propriamente dita não pode ser prevenida, mas pode ser tratada de maneira muito eficaz.
A acromegalia está associada com várias outras questões de saúde, como diabetes e problemas cardíacos, e os efeitos em longo prazo podem ser evitados se reconhecidos e tratados de forma adequada.
Os tratamentos para acromegalia incluem cirurgia, medicações e radioterapia.
Nenhuma cirurgia é sem riscos e às vezes, outras partes da glândula pituitária podem ser danificadas, levando à redução da produção de certos hormônios e à necessidade de terapia de reposição hormonal.
Analgésicos e outros medicamentos lhe serão dados para aliviar os sintomas temporários após a cirurgia. Você também pode se sentir cansado após a cirurgia.
Todos os medicamentos têm efeitos colaterais, embora nem todos pacientes os apresentarão e os efeitos colaterais apresentados dependerão do medicamento específico que lhe foi prescrito.
Leia sempre a bula do paciente que é fornecida com seu medicamento específico e converse com o profissional de saúde para saber mais sobre o que esperar para que você possa estar preparado.
Os efeitos colaterais da radioterapia podem incluir redução da produção de outros hormônios produzidos pela glândula pituitária, o que significa que a terapia de reposição hormonal pode ser necessária.
Também podem haver defeitos na visão, perda temporária de cabelo e algum cansaço.
Em geral, o tratamento bem-sucedido da acromegalia e a manutenção dos hormônios dentro de seus intervalos normais irão normalizar a expectativa de vida.
A perspectiva de longo prazo para alguém com acromegalia dependerá das circunstâncias do indivíduo, de como foi tratado e de sua saúde geral, além de ter acromegalia.
A acromegalia pode causar complicações como diabetes e problemas cardíacos que podem encurtar a expectativa de vida se não tratadas.
Se realmente ocorrerem comorbidades, também existem tratamentos para reduzir os riscos associados ao fato de tê-las.
Uma vez que a fase inicial do tratamento tenha acabado e sua condição se estabilizado, não deve haver nenhum motivo de saúde para você não poder sair de férias ou fazer aquela viagem de negócios ou de estudo.
Saiba mais sobre acromegalia, incluindo o que causa essa condição de evolução lenta, e os primeiros sintomas e sinais.
Informações sobre desafios emocionais, físicos e sociais da Acromegalia.
Encontre um grupo de apoio a pacientes com acromegalia em seu país para descobrir as atividades e eventos locais que você possa participar.