“Eu decidi ir para a universidade e mudar de carreira. Ter acromegalia foi o início de um novo capítulo em minha vida”
O testemunho deste paciente reflete somente as opiniões desta pessoa sobre seu próprio tratamento. O caso de cada pessoa é único e você deve sempre consultar um médico para obter informações e aconselhamento sobre o diagnóstico e tratamento da acromegalia.
Sua capacidade e decisão de continuar trabalhando ou estudando dependerá de seus níveis gerais de saúde e energia, bem como do apoio e a flexibilidade do seu empregador ou instituição acadêmica.
Decidir se continua ou reduz o trabalho ou o estudo dependerá também de como você se sente durante e após o tratamento.
Muitas pessoas que querem continuar trabalhando ou estudando conseguem fazê-lo em alguma capacidade. Algumas pessoas conseguem ajustar suas horas de trabalho ou estudo por um tempo, talvez trabalhando ou estudando meio período, se tornando autônomas, tirando um período sabático ou, dependendo da idade e condição financeira, se aposentam.
Em muitos casos, você não precisa compartilhar todos os detalhes sobre seu diagnóstico e tratamento com ninguém.
Você só precisa informá-los sobre algo que possa afetar sua capacidade de trabalhar ou estudar, ou que possa causar um risco de saúde e segurança para você ou para outros ou se você precisar de mais tempo para completar as tarefas de estudo. As instituições acadêmicas muitas vezes podem oferecer tempo extra para que as pessoas completem seus deveres de casa ou exames, se necessário.
Você poderia considerar compartilhar as seguintes informações:
Você pode precisar falar com seu médico ou outro membro de sua equipe multidisciplinar antes de dar essa informação.
Se você tiver licença remunerada por estar doente, seu empregador pode precisar de um documento médico de seu médico confirmando que você não está bem.
Para mais informações e conselhos sobre seus direitos trabalhistas, seu grupo local de apoio ao paciente também deve conseguir ajudá-lo sobre seus direitos no trabalho.
Confira as dicas práticas para fazer da sua vida mais fácil incluindo dicas de outras pessoas com acromegalia.
Encontre um grupo de apoio a pacientes com acromegalia em seu país para descobrir as atividades e eventos locais que você possa participar.
Saiba mais sobre acromegalia, incluindo o que causa essa condição de evolução lenta, e os primeiros sintomas e sinais.