“Fiquei aliviada, por um lado, mas também amplificou meus medos, pois pode levar vários anos para me recuperar“
O testemunho desta paciente reflete somente as opiniões desta pessoa sobre seu próprio tratamento. O caso de cada pessoa é único e você deve sempre consultar um médico para obter informações e aconselhamento sobre o diagnóstico e tratamento da acromegalia.
Pessoas com acromegalia disseram que a acromegalia as faz sentirem-se velhas antes do tempo, muito para baixo ou deprimidas, sozinhas e isoladas, frustradas e constrangidas.
Ter um diagnóstico confirmado de acromegalia e saber que há tratamento disponível muitas vezes traz esperança e alívio. Conversar com sua família e amigos sobre seu diagnóstico e sobre como você está se sentindo também pode ajudar a melhorar seu baixo astral. Informar aos outros sobre sua condição e como ela o afeta é uma parte importante de sua jornada e da vida com acromegalia.
Veja a seção de Dicas Práticas para conselhos sobre como melhorar seu baixo astral.
Se você tem algum receio ou preocupação, informe alguém. Entre sua família, seus amigos, sua enfermeiro, seu médico hospital ou seu clínico geral, haverá alguém para ajudá-lo e apoiá-lo. Tudo o que você precisa fazer é pedir.
Aproveite ao máximo suas consultas médicas. Quanto mais você entender sobre sua condição, mais você se sentirá no controle. Leve uma lista das perguntas que você tem para sua próxima consulta no hospital e anote as respostas.
Ou leve um parceiro, outro membro da família ou amigo com você para que eles possam lembrá-lo sobre as perguntas que você precisa fazer.
Eles também o ajudarão a lembrar os comentários do médico e enfermeiro após sua visita.
É você quem sabe quanto você dirá aos seus familiares ou amigos sobre sua saúde atual. Não sinta a necessidade de dizer a todos até que esteja pronto, mas da mesma forma não sinta que você tem que manter tudo para si mesmo até que se torne uma carga emocional ou que você tem que protegê-los o tempo todo.
Lembre-se, a família e amigos devem estar lá para apoiá-lo tanto quanto você está lá para apoiá-los.
O testemunho deste paciente reflete somente as opiniões desta pessoa sobre seu próprio tratamento. O caso de cada pessoa é único e você deve sempre consultar um médico para obter informações e aconselhamento sobre o diagnóstico e tratamento da acromegalia.
Confira as dicas práticas para fazer da sua vida mais fácil incluindo dicas de outras pessoas com acromegalia.
Encontre um grupo de apoio a pacientes com acromegalia em seu país para descobrir as atividades e eventos locais que você possa participar.
Saiba mais sobre acromegalia, incluindo o que causa essa condição de evolução lenta, e os primeiros sintomas e sinais.