“Quando recebi o primeiro diagnóstico me disseram que havia muitas opções diferentes”
O testemunho deste paciente reflete somente as opiniões desta pessoa sobre seu próprio tratamento. O caso de cada pessoa é único e você deve sempre consultar um médico para obter informações e aconselhamento sobre o diagnóstico e tratamento da acromegalia.
Observe que todos os tratamentos podem ter efeitos colaterais. Eles variam dependendo do tratamento e de como seu corpo reage a ele. Pergunte a seu médico sobre os efeitos colaterais ao considerar um determinado tratamento.
Um objetivo importante do tratamento da acromegalia é remover completamente ou reduzir o tamanho do tumor da hipófise. Isso é mais frequentemente alcançado com cirurgia.
Embora nem sempre seja possível remover completamente o tumor, devido ao seu tamanho ou formato, tumores menores (<1-2 cm) são muitas vezes removíveis.
A remoção ou redução do tumor deve normalizar, ou pelo menos reduzir, os níveis excessivos de hormônio do crescimento no corpo.
Outro objetivo da cirurgia é interromper a pressão do tumor nas estruturas circundantes como a glândula pituitária normal ou o quiasma óptico.
Se a remoção cirúrgica completa não for possível, ou se as pessoas não podem se submeter a uma cirurgia ou se recusam a serem operadas por qualquer motivo, medicações podem ser usadas.
O principal objetivo do tratamento da acromegalia é reduzir os níveis anormalmente altos de hormônio do crescimento e os níveis de IGF-1 para o normal (isso é conhecido como controle bioquímico)
Manter os níveis de hormônio do crescimento e IGF-1 dentro dos níveis normais é importante para a saúde global em longo prazo e deve proporcionar algum alívio dos sintomas.
Embora atingir o controle bioquímico pode não reverter completamente todos os sintomas ou sinais físicos da acromegalia, tais como mandíbula protuberante ou mãos e pés grandes, o controle bioquímico pode reduzir o inchaço dos tecidos moles bem rapidamente, particularmente em torno da face. Isso muitas vezes é aparente para o paciente e família.
Atingir o controle bioquímico também é muito importante para reduzir ou evitar comorbidades, tais como problemas cardíacos.
Outro objetivo importante do tratamento é garantir que a glândula pituitária possa continuar funcionando o mais normalmente possível uma vez que o tumor benigno da hipófise é removido ou tem seu tamanho reduzido.
A hipófise desempenha um papel importante no corpo, além de controlar o crescimento e o desenvolvimento, produz hormônios que afetam o funcionamento normal das outras glândulas endócrinas, como a glândula da tireoide, glândulas adrenais e glândulas sexuais (testículos e ovários).
O tratamento bem-sucedido da acromegalia envolve não somente manter os níveis de hormônio do crescimento e IGF-1 dentro de seus intervalos normais, mas também gerenciar adequadamente outras questões de saúde que possam surgir.
Manter as condições associadas com a acromegalia, como diabetes mellitus ou problemas cardíacos (p.ex. aterosclerose e hipertensão) bem controlados é importante para ajudar a maximizar a expectativa de vida de um indivíduo.
Por favor, note que todos os tratamentos podem ter efeitos colaterais. Eles variam de acordo com o tratamento e como seu corpo reage a ele. Pergunte sempre ao seu médico sobre os efeitos colaterais ao considerar um determinado tratamento.
Leia e ouça respostas para algumas perguntas comuns que os pacientes com acromegalia fizeram
Encontre um grupo de apoio a pacientes com acromegalia em seu país para descobrir as atividades e eventos locais que você possa participar.
Informações sobre desafios emocionais, físicos e sociais da Acromegalia.