Pessoas com acromegalia podem desenvolver hipertensão e doença cardíaca, especialmente artérias entupidas (aterosclerose) e alargamento do músculo cardíaco (cardiomiopatia), que por sua vez pode levar a insuficiência cardíaca se não reconhecida e tratada adequadamente.
Essas condições cardíacas muitas vezes podem ser administradas adotando um estilo de vida saudável e tomando medicações prescritas por um médico, como drogas que controlam a pressão arterial e previnem retenção líquida, e drogas que diminuem a quantidade de gordura (colesterol) em seu sangue.
O inchaço persistente dos tecidos nas passagens nasais causadas pelo excesso de hormônio do crescimento no corpo pode bloquear a via aérea superior e resultar em ronco severo. Se também houver interrupções frequentes, mas breves, da respiração durante o sono, esta é uma condição chamada apneia do sono. Isso pode ser algo que você não saiba até que seu parceiro reclame que você o está mantendo acordado à noite.
A apneia do sono é uma condição de longo prazo que está ligada a outros problemas de saúde, como doenças cardíacas, então é importante falar com um médico se tiver problemas para dormir à noite, não se sentir renovado quando acorda pela manhã ou sentir-se cansado ao longo do dia.
Perder peso se você está com sobrepeso ou obeso geralmente pode ajudar a apneia do sono. Se você fuma, parar de fumar também pode ajudar, como também reduzir a quantidade de álcool que você bebe. Não tomar medicamentos sedativos ou comprimidos para dormir também podem ajudar a melhorar a apneia do sono.
Pessoas com acromegalia podem desenvolver diabetes mellitus tipo 2, uma condição que resulta do alto nível de açúcar no sangue. Este tipo de diabetes geralmente se desenvolve ao longo do tempo e os sintomas típicos são fadiga, sede excessiva e fome.
Perder peso se você tem sobrepeso ou obesidade, através de dieta e exercícios, pode ajudar a administrar a condição.
Podem ser necessários medicamentos orais e insulina caso a dieta e exercícios não sejam capazes reduzir o açúcar no sangue para os níveis normais.
A glândula pituitária fica perto dos nervos que permitem a visão. Então, quando há um tumor na hipófise ele pode aumentar e comprimir os nervos, o que pode levar a dificuldade na visão e possível perda da visão.
Diagnosticar a acromegalia o mais rápido possível e a remoção cirúrgica do tumor e outros tratamentos para acromegalia podem ajudar a evitar ou reduzir a severidade desta complicação.
Se você sentir um formigamento ou dor nos dedos, você pode ter síndrome do túnel do carpo. Isso é causado pelo excesso de retenção líquida no “túnel do tecido” do pulso que causa pressão sobre o nervo mediano.
O tratamento para a síndrome do túnel do carpo dependerá da severidade de seus sintomas. Os tratamentos podem variar desde simplesmente descansar seu(s) pulso(s) e usar talas de apoio para o pulso, até tomar analgésicos, e, se não houver melhora, cirurgia.
Geralmente, a síndrome do túnel do carpo em pessoas com acromegalia ficará muito melhor ou se resolverá quando a condição for tratada e os níveis de hormônio do crescimento e do fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1 (IGF-1) voltarem a seus intervalos normais.
Dores articulares e dores, às quais seu médico pode se referir como artralgia ou artrite, podem ocorrer em pessoas com acromegalia.
Problemas articulares também podem ocorrer à medida que envelhece e não estarem relacionados à sua acromegalia.
Existem tratamentos disponíveis para ajudar a aliviar as articulações dolorosas, então converse com seu médico para obter mais informações.
Você também pode achar que exercícios ajudam.
Confira as dicas práticas para fazer da sua vida mais fácil incluindo dicas de outras pessoas com acromegalia.
Encontre um grupo de apoio a pacientes com acromegalia em seu país para descobrir as atividades e eventos locais que você possa participar.
Saiba mais sobre acromegalia, incluindo o que causa essa condição de evolução lenta, e os primeiros sintomas e sinais.