Embora a acromegalia possa levar a problemas de fertilidade em alguns homens e mulheres, muitas vezes ainda é possível conceber e engravidar naturalmente.
Lembre-se que sua fertilidade reduz à medida que você envelhece independentemente de ter acromegalia ou não, então pode levar um pouco mais de tempo se você ou seu parceiro tiverem mais de 40 anos ou se ambos estiverem no início dos 30.
O tratamento para acromegalia muitas vezes pode ajudar a melhorar as chances de concepção e gravidez se você assim o desejar.
Seu médico ou outro profissional de saúde especialista em fertilidade pode aconselhar sobre outras formas ou tratamentos para ajudar a melhorar sua fertilidade geral e a de seu parceiro. Eles também podem aconselhar sobre quaisquer riscos potenciais associados às suas medicações para acromegalia.
A acromegalia pode reduzir a fertilidade de uma pessoa porque o tumor na glândula pituitária não está alterando somente os níveis do hormônio do crescimento no corpo, mas afetando também a produção de outros hormônios envolvidos na capacidade de conceber e na libido de uma pessoa.
Além disso, a presença de um tumor na hipófise em mulheres pode causar alterações no ciclo menstrual. As mulheres podem achar que têm períodos menstruais irregulares, o que logicamente tornará muito mais difícil para uma mulher com acromegalia engravidar.
No entanto, converse com seu endocrinologista ou clínico geral sobre quaisquer alterações que você apresente na libido ou menstruação, especialmente se isso continuar após seu tratamento para acromegalia. Eles podem prescrever tratamento que ajudará a aumentar o desejo sexual ou melhorar a impotência em homens ou regular a menstruação em mulheres.
Ser diagnosticada com acromegalia durante a gravidez tende a ser uma ocorrência rara.
Seu médico especialista aconselhará sobre o monitoramento dos níveis de hormônio do crescimento durante sua gravidez e se isso precisa ser mudado de alguma forma. Ele também conversará com você sobre quaisquer riscos potenciais da medicação para acromegalia que você possa estar usando e se é necessária uma alteração em seu tratamento para acromegalia enquanto estiver grávida.
Importante, acredita-se que alterações nos níveis do hormônio do crescimento durante a gravidez não afetam a mãe e o feto em longo prazo, geralmente ocorre gravidez normal e um parto saudável.
Confira as dicas práticas para fazer da sua vida mais fácil incluindo dicas de outras pessoas com acromegalia.
Encontre um grupo de apoio a pacientes com acromegalia em seu país para descobrir as atividades e eventos locais que você possa participar.
Saiba mais sobre acromegalia, incluindo o que causa essa condição de evolução lenta, e os primeiros sintomas e sinais.